sábado , 20 abril 2024
Goiás

Pesquisas confirmam tendência de queda de Caiado, analisa GBrasil

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Prevista para ser publicada no jornal O Popular na próxima semana, a pesquisa para governador realizada pelo instituto Serpes deve confirmar a tendência de queda do senador Ronaldo Caiado (DEM) apontada em recentes levantamentos.

O último a constatar a diminuição dos percentuais do senador foi o instituto ExataOP, responsável pela sondagem divulgada neste sábado pelo jornal Tribuna do Planalto. Nela. Caiado está com 35,5%. O governador José Eliton (PSDB) é o segundo colocado com 14,1% e Daniel Vilela (MDB) o terceiro, com 7,7%.

São números preocupantes para um pré-candidato que há menos de seis meses ostentava 54% vislumbrava a possibilidade real de liquidar a fatura já no primeiro turno.

Na pesquisa divulgada pelo Serpes no dia 9 de abril, a pré-candidatura de Caiado já dava sinais de enfraquecimento, com 39,7% das intenções de voto. Enquanto isso, seus adversários crescem. Especialmente José Eliton (PSDB), que largou com aproximadamente 7% e já tem o dobro.

Há duas explicações correntes para o fato de o senador ter perdido consistência: 1) o discurso agressivo contra o governo (que deveria vir acompanhado de propostas, mas não vem); 2) o número pequeno de prefeitos que o acompanham; e 3) o exército raquítico de partidos que o seguem.