sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Serpes não computou 2º voto para Demóstenes e dividiu o 1º voto por dois

A pesquisa Serpes para senador divulgada neste domingo, 10, pelo jornal O Popular apresentou um erro grosseiro que invalida por os números divulgados.

A pesquisa incorreu em erro ao não computar  o segundo voto de senador para Demóstenes Torres (PTB). E mais: dividiu por dois os votos dos senadores quando na verdade deveria somar – afinal, são eleitos dois senadores e, por isso, a conta tem que ser sobre 200% e não 100% como procedeu o instituto  “É um erro amador”, diz um dono de instituto de pesquisa que pediu para não ser identificado por razões éticas.

Na votação para senador, o eleitor vota em dois senadores. Os votos da primeira opção são somados com os votos da segunda opção e dai são apurados os percentuais obtidos pelos candidatos.

Na pesquisa para primeira opção, Demóstenes aparece com 9,6% das intenções de votos. No entanto, na segunda opção os votos de Demóstenes não estão computados na pesquisa.

Na primeira rodada de pesquisa realizada pelo Serpes, Demóstenes apareceu com 6,1% com tendência de crescimento de acordo com outras pesquisas. Nesta segunda rodada,  Demóstenes subiu de 6,1% para 9,6% crescendo 3,5% em relação a primeira pesquisa Serpes, confirmando  tendência de crescimento.

Porém,  os votos de Demóstenes  como segunda opção, que é onde ele aparece em melhor condição na pesquisa anterior do próprio Serpes,  não foram computados e, pior ainda, divididos por dois.

A possibilidade de Demóstenes não ter tido nenhum voto como 2ª opção é nula. A  própria pesquisa aponta tendência de crescimento de Demóstenes. O petebista está a frente de Vanderlan Cardoso, que tem 4,5% como primeira opção, menos da metade dos votos de Demóstenes que alcançou 9,6%.

Contudo, Vanderlan aparece com  12% dos votos de segunda opção, enquanto Demóstenes simplesmente não teve seus votos computados, o que mostra claramente a falha dos números apresentados.

O erro grosseiro do instituto Serpes invalida o levantamento. Se o erro foi intencional, pode ser considerado criminoso.

A pesquisa Exata Opinião Pública publicada neste sábado, 9, apontou o percentual do segundo voto de Demóstenes é maior do que o percentual de primeiro voto. Demóstenes tem 8,0% de intenção no primeiro voto e 11,7% de intenção no segundo voto, o que totaliza um percentual de 19,7% da intenção de votos para senador, uma vez que os votos de primeira e segunda opção, são somados e não divididos com fez o Serpes.