quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Eliton faz homenagem a José Luiz Bittencourt, que dá nome ao novo Itego da Capital

O governador José Eliton inaugurou, na sexta-feira (6), uma das maiores obras da área da educação de Goiânia e do Estado, o Instituto Tecnológico do Estado de Goiás José Luiz Bittencourt (Itego) da Região Noroeste, no Bairro Floresta. A obra é uma importante “janela aberta para o acesso ao mercado de trabalho, com qualificação, e estabelecendo uma condição de ensino e aprendizado”, relatou José Eliton, ao descrever o que almeja para o Estado de Goiás.

O Instituto Tecnológico de Goiás do Bairro Floresta recebe o nome de José Luiz Bittencourt, falecido em 2008. Bittencourt nasceu em Aracaju (SE) e veio para Goiás aos 17 anos. “Foi professor, advogado, jornalista, secretário de Educação municipal e estadual, vice-governador, deputado estadual e presidente do Conselho Estadual de Educação”, contou seu filho Luiz Bittencourt que falou em nome da família composta de 10 irmãos, 35 netos, 26 bisnetos e um trineto.

“Minha mãe tem 96 anos, com uma lucidez enorme, e mandou trazer um abraço da nossa família ao governador”, transmitiu seu filho Luiz Bittencourt. Ele assinalou que “ela reza para que o governo de José Eliton continue nessa força crescente, com inaugurações de obras e entrega de benefícios ao nosso povo, desse projeto que quer fazer de Goiás o melhor lugar do País para se viver”.

Luiz Bittencourt, ao falar da importância do Itego, disse que tudo o que construiu ao longo da vida como deputado estadual, deputado federal, presidente da Assembleia Legislativa e como engenheiro, “foi através do estudo”. Para ele, do Itego do Bairro Floresta “sairão muitos médicos, cientistas, engenheiros, advogados, muitas pessoas que vão poder dar sua contribuição para que Goiás e o Brasil continuem evoluindo”. Ele contou que já visitou vários países e, recentemente, conheceu um instituto de educação da França, em Lyon, e agora, ao ver o Itego José Luiz Bittencourt pronto, pode afirmar que “em qualquer lugar do mundo essa obra seria importante”.

Itego – O Itego da Região Noroeste de Goiânia, a 24ª unidade do Estado, tem capacidade para atender 5 mil alunos por ano em cursos superiores de tecnologia, cursos técnicos, de qualificação profissional e capacitação. A obra teve investimentos de mais de R$ 11 milhões, recursos do Governo Federal com contrapartida do Estado de Goiás.

A unidade vai oferecer, inicialmente, cursos nas áreas de gestão e negócios (Recursos Humanos, Vendas, Logística); Produção Cultural e Design (Moda, Vestuário, Modelagem); e Informática (Rede de Computadores, Internet, Operador e outros), numa área de 5 mil m².

São 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e dois grandes laboratórios especiais, com impressora 3 D, Plotter de corte, cortadeira a laser, fresadora CNC e marcenaria, entre outros. Tem também um laboratório tecnológico em confecção, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência e quadra poliesportiva coberta, além das salas administrativas.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...