terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Governo inaugura primeira etapa do Hospital Hemu em Uruaçu

O governador José Eliton inaugurou, nesta sexta-feira (06/07), em Uruaçu, a primeira etapa já concluída das obra do Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu (Hemu). O hospital vai atender 1,1 milhão de pessoas de 60 municípios do Centro-Norte de Goiás. Já estão concluídas as instalações para ambulatório, apoio diagnóstico, emergência, banco de sangue, auditório, administração e vestiário da administração.

“O Hospital de Uruaçu será referência não só para região norte, mas para o estado do Tocantins que é muito atendido pela região. Nós já estamos fazendo o chamamento da OS para operar o hospital de Uruaçu. Estamos com muita responsabilidade trabalhando uma obra que é gigantesca em todos os seus aspectos, quem conhecer a unidade hospitalar de Uruaçu vai ver a dimensão de que se trata a obra”, disse.

Ele também assinou ordem de serviço para instalação dos equipamentos do setor de apoio diagnóstico e terapêutico, e entregou Cheque Mais Moradia à população do município. Segundo o prefeito Valmir Pedro, a obra representa uma importante conquista para população de toda a região Centro-Oeste. “O Hospital de Uruaçu é uma grande conquista para todos nós Uruaçuenses, e será referência, com capacidade mensal, em pleno funcionamento, para 2.086 atendimentos de urgência, 15.120 consultas ambulatoriais, 18.080 exames e 1.137 internações. Só tenho agradecer a parceria do governo do Estado com a prefeitura”, afirmou.

Presente no evento, o ex-governador Marconi Perillo destacou o legado de sua administração nos sete anos que esteve à frente governo ao lado do atual governador José Eliton, que era o seu vice. “José Eliton sempre esteve ao meu lado, durante esses sete anos, como vice-governador me ajudando a sonhar, a executar, a realizar grandes obras e investimentos em todo Estado. Agradeço a ele por dar sequência a esses projetos que nós começamos juntos, sonhamos juntos e realizamos juntos. Muito Obrigado, José Eliton, por dar continuidade a obras tão importantes e por seguir avançando onde é preciso, com olhar nos que mais precisam”, disse.

A obra – Para maior qualidade dos trabalhos, a Agetop dividiu a obra em duas etapas. A primeira, relacionada à parte física, está com 85,52% de conclusão. Nessa etapa foram investidos pelo Governo de Goiás R$ 52.921.596,35.

Essa etapa corresponde a toda parte física da unidade, composta por ambulatório, enfermarias, ala de emergência, centro de diagnóstico, administração e auditório, entre outros setores. Já a segunda fase, relacionada à parte mecânica – que inclui climatização, gazes, tubulação e instalação da caldeira – está com 18,74% concluídos. A execução dessa etapa está orçada em R$ 53.221.407,75.

O HEMU será totalmente entregue em dezembro deste ano. Ao todo, o hospital contará com 283 leitos, dos quais 238 de internação, 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – adulta, pediátrica e neonatal – além de outras cinco Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucins). A obra tem 33 mil metros quadrados de área construída.

O hospital foi construído em local estratégico, contemplando uma região carente. “É um grande desafio e sempre foi uma das prioridades do governo ampliar a oferta de serviço de urgência e emergência, com especialidades médicas, para a região norte, que historicamente tem déficit dessa assistência”, pontua o governador José Eliton. “O HEMU será a verdadeira revolução em saúde para Uruaçu e toda população da macrorregião Centro-Norte”, acrescenta o secretário Leonardo Vilela.

100% público – O HEMU será um hospital 100% público, de responsabilidade (gestão e gerência) do governo estadual e comporá a rede de Hospitais Gerais do Estado de Goiás (Rede Hoge), juntamente com o Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) e Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). Todos compõem o Complexo Estadual de Serviços de Saúde.

A unidade de Uruaçu é classificada como hospital de grande porte, multibloco, de corpo clínico próprio, com alto padrão de tecnologia em saúde e com a função de ser um hospital de base, prestando assistência médico-cirúrgica, capaz de realizar procedimentos mais especializados. E, ainda, servirá de apoio para hospitais regionais e como centro coordenador/integrador dos serviços médico-hospitalares da região.

O ambulatório do HEMU atenderá as especialidades de gineco-obstetrícia, urologia, proctologia, clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, traumatologia, cardiologia, gastroenterologia, pneumologia, neurologia clínica e mastologia.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....