Pesquisa mostra que desaprovação a Lula e Moro é quase a mesma

Pesquisa contratada pelo jornal Estado de São Paulo à Ipsos mostra que o eleitorado brasileiro, a partir de julho de 2017 até agora, vem avaliando Lula de maneira menos negativa, curva inversa à do juiz Sérgio Moro.

O gráfico abaixo mostra em vermelho a proporção de eleitores que desaprova totalmente Lula. Em amarelo é possível ver a curva de quem desaprova totalmente o juiz federal Sérgio Moro. Em cinza está a diferença entre essas duas aprovações.

O máximo dessa diferença foi em dezembro de 2016, quando a desaprovação de Lula era 42 pontos percentuais mais elevada que a desaprovação de Sérgio Moro. De abril a julho de 2017 a desaprovação de Lula ficou na média 36 pontos percentuais acima da desaprovação popular de Moro. A partir daí a distância entre ambos só fez cair, hoje ela é 10 vezes menor do que era naquele período.

Como se observa no gráfico, em julho de 2017 a desaprovação de Sérgio Moro era 18% e a de Lula era 54%. Passados 11 meses, em junho de 2018 a rejeição ao juiz é de 40% e ao político de 43%. Note-se que foi justamente no período em que a imagem de Lula melhorou e a de Sérgio Moro piorou que o juiz condenou e mandou prender o político.