quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Crescimento de Eliton já fortalece demais candidaturas da base

Pré-candidatos que pretendem disputar vagas para concorrer à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal afirmam que o crescimento consistente de José Eliton (PSDB) cacifa as perspectivas de eleição das chapas proporcionais dos aliados. Eles identificam em suas bases um crescente empolgação com a possibilidade de ampla eleição nas chapas proporcionais, dando muita força ao trabalho que será feito na campanha.

Roberto Balestra, deputado federal do PP, tem dito que o crescimento de Eliton traz “segurança” para a base. Balestra indica que José Eliton tem ficado atento a base e se movimentado muito, administrativamente, o que gera resultados também politicamente. “Ele tem tido ações muito presentes: visita aos municípios, reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças…Isso mantém acesa a chama”, descreve.
Sintonia

Com isso tal proximidade, Eliton teria sempre sintonizado com os aliados, obtendo informações “da fonte” e “não de terceiros”, o que tem mantido o governador ciente dos pleitos e da realidade de todo o estado. A leitura é que o governador tem “cuidado” da sua base, é terá retorno. “Todo mundo quer ganhar a eleição e este cuidado é importante, é fundamental”, aponta Roberto Balestra.

Já Heuler Cruvinel (PP) também concorda que o crescimento de José Eliton tem animado o “exército” de candidatos a deputados. “O governador mostra que tem condições de vencer as eleições, por ser o mais preparado, e porque aglutina também a maior quantidade de partidos. Tem condições de proporcionar a melhor chapa, tanto para candidatos a federal, quanto estadual”, avalia. “Quem quiser vencer as eleições tem que estar junto com José Eliton. Acredito que com a base, o grupo político forte, que o governador tem, terá condições de vencer as eleições e dar condições para os parlamentares também vencerem”, aposta.

O presidente da Assembleia, deputado José Vitti (PSDB) é outra voz que aponta que a temperatura da perspectiva de poder está alta na base, que projeta a eleição de um bom número de deputados aliados. “O crescimento de José Eliton tem sido bastante consistente, cumprindo o que já projetávamos lá atrás, todos os deputados estão bastante animados “, disse, se referindo aos que tentarão a reeleição.

Para Vitti, a tendência é que a empolgação da base aumente, com a chegada da campanha, quando Eliton crescerá mais nas pesquisas. “Estamos, ainda, em um momento um pouco distantes daquilo que vai ser quando estiver todo mundo em campo. Passando este período de Copa do Mundo, e recesso, haverá um crescimento muito maior”, disse.

A deputada Eliane Pinheiro (PSDB) avalia que, em paralelo ao crescimento de Eliton, a oposição tem caído nos levantamentos, também por causa da força da base, que reconhece, e não só exalta, o trabalho do governador. “Estamos percorrendo os municípios mostrando o que o governador tem feito. E nós temos discurso para chegar nos municípios, não adianta só falar mal em palanque, como a oposição faz. O governador nos tem dado, com seu trabalho, munição para pedir voto”, diz.

O deputado Lissauer Vieira (PSB) acredita que Eliton tem fortalecido a base, com o sucesso de sua administração e seu crescimento. “Isso é bom para todos nós que estamos na base aliada, que somos pré-candidatos e que vamos pleitear e disputar uma eleição em 2018 ao lado do governador”, disse. “Isso nos dá sustentação para continuar trabalhando muito”, afirma.

APROVAÇÃO
Marlúcio Pereira (PRB) aponta que a aprovação de governo de José Eliton cacifa a busca pelo voto até em regiões tidas como “hostis” a base. “Tanto que aqui em Goiânia ele está com 19% de aprovação. Governo nenhum teve, nesta época, este índice. Vamos pegar o exemplo do Dr. Alcides (Rodrigues, ex-governador), em 2010. Nesta época, ele estava com 6% nas pesquisas”, citou.

Para Marlúcio, José Eliton tem mais perspectivas do que já alcançou: “Todas as lideranças o conhecem, ele fala muito bem, é articulado. A base – com mais de 200 prefeitos, deputados, vereadores – vai tudo para a rua, e temos um bom ‘produto’ para apresentar para a comunidade”, disse.

O deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) diz que Eliton alcançou muita credibilidade, refletida nos levantamentos pré-eleitorais. “Nosso pré-candidato está correspondendo, e, importante, de uma maneira consistente. Tenho uma representação ampla, e ando o estado inteiro, e a gente vê que ele está gerando uma expectativa favorável”, assegura. “Ele tem tido a credibilidade, não apenas da militância, mas, principalmente, da população”, disse.