Marconi e Eliton estão entre os governadores com mais promessas cumpridas, diz G1

As gestões de Marconi Perillo e José Eliton ocupam o segundo lugar em execução dos compromissos firmados com o eleitor na campanha de 2014, mostra a quarta rodada de aferição de cumprimento de promessas realizadao pelo portal de notícias G1.

Publicado nesta segunda-feira (9/7), o levantamento do portal mostra que, das 44 promessas feitas pelo então candidato à reeleição Marconi Perillo, 28 já estão totalmente cumpridas (64%) e 23% estão em andamento, o que resulta em 87% de metas executadas total ou parcialmente.

Das 44 promessas, apenas 6 (13%) estão em fase de projetos. Com 64% das promessas cumpridas antes do fim do mandato, Marconi e José Eliton alcançam a segunda posição em execução do Plano de Governo, atrás apenas do Maranhão, e à frente de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba e Bahia, que aparecem a seguir. Veja aqui o andamento dos compromissos de governo.

Segundo o G1, Goiás ficou a apenas 1 ponto porcentual atrás do Governo do Maranhão, que atingiu 65% de promessas cumpridas – uma alta de 6 pontos porcentuais em relação ao último ranking, elaborado pelo portal no final de 2017. Porém, em números absolutos, o governo goiano supera o maranhense, com 28 compromissos totalmente executados, contra 24 do estado nordestino.

Entre os compromissos da campanha de 2014 concluídos e citados pelo portal estão a construção de anéis viários, trevos e pontes, a ampliação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a universalização do abastecimento de água tratada, a redução do número de acidentes, o incremento do contingente policial e a implantação do programa Segurança Junto de Você.

O G1 também destaca a criação dos Parques Estaduais Criativos, a expansão do Programa Casa Legal, a ampliação do número de estudantes beneficiados com a Bolsa Universitária e a expansão do número de idosos que recebem o Renda Cidadã. O levantamento cita, ainda, o avanço na contratação de Organizações Sociais e de novas Parcerias Público-Privadas, a criação do Observatório da Igualdade e do Programa de Atração de Investimentos, entre outros.

Em relação às promessas em andamento, o G1 lista o Programa Economia Produtiva e Solidária, o monitoramento do tráfego nas rodovias estaduais, o Programa Esporte Junto de Você e a inauguração do Centro de Excelência do Esporte. O portal de notícias ressalta que as políticas de combate ao déficit habitacional, a construção de novas unidades de saúde e de Centros de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeqs) são outras ações do Governo de Goiás em andamento.

Compartilhe