O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, usou as suas contas no Facebook e Instagram para anunciar a retomada das obras do residencial Santa Edwirges, em Senador Canedo. Baldy liberou R$ 5 milhões para conclusão do projeto.
O residencial Santa Edwirges é formado por 432 apartamentos. A construção dele foi contratada em 19 de abril de 2013, mas paralisada em função da turbulência política e econômica pela qual o Brasil passou. No pequeno vídeo que postou para anunciar a notícia, Baldy disse que o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso e o pré-candidato a deputado federal Adriano Avelar lutaram muito pela retomada da obra.
Cerca de 400 mil unidades habitacionais que foram paralisadas desde 2014 – seja por causa da crise política ou da crise econômica – tiveram obras reiniciadas na gestão Baldy. O ministro também determinou a construção de mais 600 mil moradias, totalizando cerca de 1 milhão de casas que devem ser entregues só em 2018.
Além de construir os conjuntos habitacionais, o ministro reservou mais R$ 800 milhões para construir os equipamentos sociais para atender os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, como creches, escolas, postos de saúde e linhas de transporte coletivo. “A gente parte do entendimento de que não adianta só entregar a casa. Tem de haver qualidade de vida naquele local”.
A política habitacional comandada por Baldy também tem um componente importante na economia, que vive momento de recuperação. Estima-se que cada casa em construção gere 1,5 novo emprego. Ou seja: com 1 milhão de moradias que o Ministério das Cidades pretende entregar neste ano, 1,5 milhão de empregos serão gerados.