Ex-ministro da Fazenda e candidato do MDB a presidente da República, o goiano Henrique Meirelles surpreendeu na pesquisa Vox Populi/Diário da Manhã publicada nesta quarta-feira (8).
Meirelles apareceu no levantamento com 9% das intenções de voto do eleitor de Goiás e é o terceiro colocado na corrida pelo Palácio do Planalto, na frente de Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT).
Os dados constam da pesquisa estimulada, quando foi apresentada a cada um dos 500 eleitores entrevistados cartela com os nomes dos candidatos a presidente.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) está em primeiro, com 23% e a ex-senadora Marina Silva (Rede) em segundo lugar, com 12%. Os que disseram que não votarão em ninguém, em branco ou em nulo somam 18%. Não souberam ou não responderam, 19%.
Na pesquisa espontânea, Henrique Meirelles divide a quarta colocação com o também ex-ministro Ciro Gomes (PDT) – cada um deles tem 2%. Bolsonaro aparece em primeiro, com 18%; seguido pelo ex-presidente Lula (PT), com 16%; e Marina Silva, com 3%.
O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de julho, período anterior às convenções que formalizaram, neste último final semana, coligações e candidaturas.