sábado , 20 abril 2024
Goiás

Bom presságio para Eliton: lenda diz que político mais aplaudido em Muquém ganha eleição

Destino tradicional de candidatos a governador de Goiás, a missa do Santuário do Muquém, em Niquelândia, preserva a mística de que o político mais aplaudido após a homília principal é quem se consagra vitorioso nas urnas. Se mantido o tabu, o governador José Eliton (PSDB) será reconduzido ao cargo nesta eleição. 

Eliton foi o único candidato a falar durante a missa porque é a autoridade máxima do Estado. Mas o nome dos seus adversários presentes – Ronaldo Caiado (DEM), Daniel Vilela (MDB) e Kátia Maria (PT) – também foi mencionado pelo bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira. Eliton foi, de longe, o mais aplaudido pelos cerca de 30 mil cristãos presentes ao Santuário. 

Além dos aplausos, Eliton traz ainda para Goiânia o que pareceu uma sinalização da igreja Católica em favor da sua candidatura. O bispo defendeu a reeleição de bons gestores para uma plateia em que o único gestor candidato à reeleição era Eliton. Na opinião de Dom Messias, o discurso da oposição contra a recondução de políticos aos seus respectivos cargos é “um engodo”. Ele afirma que os bons políticos devem, sim, dar continuidade ao trabalho que desenvolvem.