quarta-feira , 22 janeiro 2025
Goiás

Por unanimidade, TRE nega direito de resposta de Caiado contra Marconi

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou, por unanimidade, direito de resposta ao senador Ronaldo Caiado (DEM) por causa de uma entrevista em que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) associa Caiado a um estilo truculento e autoritário de fazer política. Um trecho da 1,5 minuto entrevista foi postado nos stories do perfil de Marconi no Instagram. 

Em seu voto, o juiz relator Juliano Taveira Bernardes afirma que para fins de direito de resposta, a jurisprudência dos tribunais eleitorais reputam que, por “fato sabidamente inverídico” (ou fake news, como Caiado chamou na representação), deve-se entender somente “aquele perceptível de plano, a olhos desarmados e que não demanda investigação”, o que não é o caso. 

Taveira diz que não enseja direito de resposta o fato de o conteúdo da informação ser passível de dúvida, controvérsia ou discussão na esfera política. Ou seja: o TRE entende que a ligação de Caiado com práticas truculentas merece ser pauta do debate eleitoral. A defesa de Marconi foi feita pelo advogado Ismerim Medina. A de Caiado, pela filha dele (Anna Vitória) e pelo genro (Alexandre Alencastro Hsiung). 

Taveira afirma que as discussões político-eleitorais podem abranger pontos de vista pessoais sobre passagens históricas e sócio-políticas do Estado, desde que apresentem relevância política no proselitismo eleitoral da ocasião, ainda que se trate de opiniões controvertidas sobre governos e atuações políticas de antecipados de atual candidato, sem que isso caracterize, por si só, ofensa à honra.

O procurador regional eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, ratificou o parecer e manifestou-se oralmente pelo desprovimento do recurso eleitoral, sendo acompanhado pelos demais julgadores na sessão de 10 de setembro deste ano. 

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...