quinta-feira , 25 abril 2024
Nacional

Baldy lança placa de carro padrão Mercosul, que impossibilita clonagem

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, inovou mais uma vez à frente do Ministério. Nesta terça-feira (11), Baldy lançou, no Rio de Janeiro, a placa padrão Mercosul, acompanhado do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do presidente do Denatran, Maurício Oliveira. O novo modelo de placa propiciará mais segurança aos proprietários e facilitará o serviço das polícias, dificultando a clonagem de veículos no Brasil.

O Rio de Janeiro é o primeiro estado no país a disponibilizar as placas no padrão Mercosul, já utilizadas na Argentina e no Uruguai. Além do QR Code, outro item de segurança na nova placa é a marca d´água com o nome do país e do Mercosul, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem, e estará grafada na diagonal ao longo das placas.

No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. Os 27 Detrans estão em processo de homologação para implantação do novo modelo de placa desde 1º de agosto de 2018. O prazo termina em 1º de dezembro deste ano.

Baldy destaca o principal objetivo da medida, o de contribuir com a segurança pública. “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento. E conseguimos, aqui no Rio de Janeiro, implementar isso tudo e oferecer a nova placa pelo mesmo preço da atual”, destacou.

Inicialmente, todas as placas irão com QR Code e há previsão, também, de se adotar chip. A troca não será obrigatória para todos os veículos. Quem quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria de direção.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) fará a integração de todo o processo de implantação da Placa Mercosul. Ele é responsável pela rastreabilidade digital das diversas etapas que envolvem a emissão da nova placa, como a fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículos.

“A placa do Mercosul não é uma simples placa, mas um novo conceito que vai dar uma enorme contribuição aos cidadãos. É uma conquista. Terá benefícios anticlonagem e vários itens de segurança. Além disso, terá o mesmo preço da antiga”, afirmou o presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob.

Artigos relacionados