quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Daniel mostra domínio sobre ciência e tecnologia em debate da Adufg e SBPC

\Em sabatina realizada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg) e a regional goiana da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) nesta quarta-feira (12), o candidato a governador Daniel Vilela (MDB) disse que a área da ciência, tecnologia e inovação terá prioridade em seu governo caso seja eleito. Ele sublinhou que o plano de gestão que apresentou é em grande parte baseado em tecnologia e inovação para otimizar os serviços públicos.

Daniel se comprometeu a dar independência administrativa e financeira à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), cumprindo o repasse do duodécimo de 0,5% do orçamento do Estado, conforme estabelece a legislação. “A Fapeg terá autonomia e não será utilizada para abrigar indicações políticas. Vamos deixar que seja gerida por quem entende da área, que é a academia”, afirmou Daniel.

O postulante emedebista afirmou que é necessário que o governo encontre mecanismos para financiar a Fapeg, indo além do repasse constitucional. “Temos que encontrar caminhos para alavancar exponencialmente a produção científica no nosso Estado, buscando também parcerias com o setor produtivo”.