terça-feira , 16 abril 2024
Goiás

Daniel quer reduzir 15% do IPVA e dar desconto de 50% nas multas atrasadas por falta de pagamento

O candidato ao governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), quer reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 15% e dar desconto de 50% nas multas por atraso de pagamento. Segundo ele, Goiás tem hoje o 4º IPVA mais caro do Brasil.

“Esse cobrança abusiva de impostos atrapalha a vida do cidadão e o desenvolvimento da nossa economia. Temos certeza de que com as reduções de tributos e as isenções aos mais carentes, vamos fomentar o consumo no Estado. Daniel já se comprometeu também a isentar as taxas de famílias que consomem até 5 mil litros de água e até 50 kWh de energia por mês.

O emedebista afirma que, quando os tributos e taxas são muito altos, como acontece em Goiás, ocorre um efeito reverso ao desejado. Como os valores são abusivos, o cidadão deixa de pagar, e a arrecadação pública cai, provocando assim falta de investimentos e queda na qualidade dos serviços públicos.

“A economia moderna mostra que é necessário equalizar os meios de arrecadação com a capacidade de pagamento da população, atrelada a uma meta para que o Estado mantenha serviços à população e investimentos em melhorias.”

Em 2017, 12% dos donos de veículos não conseguiram pagar o IPVA em dia. “Ninguém deixa de pagar conta porque quer. Quando o cidadão deixa de pagar um imposto, é porque não conseguiu. É preciso que o Estado busque alternativas para ajudar, em vez de realizar blitzes para acossar o cidadão que já está passando por aperto”, enfatiza.