segunda-feira , 18 maio 2026
Goiás

Vitti comanda votação histórica que aprovou Orçamento Impositivo

Em votação comandada pelo presidente José Vitti (PSDB), a Assembleia Legislativa aprovou a PEC do Orçamento Impositivo, que torna obrigatório o pagamento das emendas parlamentares. Vitti classificou como histórica a votação da proposta, que, segundo ele, passa a ser a marca da 18ª Legislatura. A matéria ainda será aparecida em segunda votação para aprovação definitiva.

A PEC prevê que o artigo 111 da Constituição Estadual passe constar com o acréscimo do parágrafo 8º com a seguinte redação: “As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que, deste percentual, 70% será destinado a ações e serviços públicos referentes às vinculações constitucionais”.

A votação da matéria foi articulada junto aos demais deputados pelo presidente José Vitti (PSDB), que afirmou que aprovação do Orçamento Impositiva passa a ser “a marca da 18ª Legislatura”. Ele e todos os outros 28 parlamentares que votaram a favor da mesma entendem que a iniciativa promove a justiça orçamentária, ao pulverizar melhor a distribuição dos recursos, garantindo, ainda, que possam atuar com maior segurança junto aos municípios e regiões que representam.

Artigos relacionados

Goiás

Violência extrema: Mulher mantém filho acorrentado e sem comida em Rio Verde

Crueldade Uma mulher é acusada de manter o próprio filho acorrentado e...

Goiás

Bandido não se cria, Daniel Vilela? Tribunal do crime decapita vítima viva e filma tudo em Goiás

Brutalidade A atuação brutal das facções voltou a desmentir os discursos do...

Goiás

Facção movimentou mais de R$ 200 milhões em Goiânia e Caldas Novas. O crime organização não tinha acabado em Goiás?

Comando Vermelho Ao contrário do discurso adotado pela gestão do ex-governador Ronaldo...