sábado , 16 novembro 2024
Goiás

ONG contratada por Caiado para comandar transição de governo tem vínculos sólidos com Odebrecht

A organização não governamental paulista Comunitas, contratada pelo governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) para conduzir a transição de governem Goiás, tem entre os seus principais parceiros de trabalho nada mais, nada menos do que o alvo central da Operação Lavajato, a famigerada Odebrecht. O presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, e uma penca de executivos da empresa acabaram atrás das grades acusados de promover o maior escândalo de corrupção de todos os tempos.

Em Goiás, segundo declarou Caiado, a Comunitas não vai receber pelo trabalho de coordenar a transição de governo, o que é de se estranhar, uma vez que a organização é de calibre grosso e não tem nada filantropia. E mais: cobra caro onde presta os seus serviços, a ponto de ser investigada pelo Ministério Público por contratos irregulares.

A Comunitas é sustentada por um grupo de mais de 40 apoiadores, onde figuram algumas das maiores empresas do país, como Odebrecht, Bradesco, Itau, Santander e da empresa de consultoria JP Morgan. Além de financiar as iniciativas da organização, empresários poderosos como Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, Carlos Jereissati Filho, presidente do grupo Iguatemi, e Pedro Paulo Diniz, da Península Participações, comandam de reuniões com os gestores públicos em diversas estados.

A Comunitas mantém negócios com prefeituras de grandes cidades brasileiras, como Porto Alegre, Salvador e São Paulo, mas também atua em cidades de médio porte, como Pelotas, no Rio Grande do Sul, e Paraty, no Rio de Janeiro. A organização é investigada pelo Ministério Público em algumas cidades, como Campinas, em São Paulo.

A diretora-presidente da Comunitas é Regina Célia Esteves Siqueira, que integrou a equipe do Governo Fernando Henrique e responde também pela gestão do Centro Ruth Cardoso e da Alfabetização Solidária (Alfasol).

A Comunitas, o Centro Ruth Cardoso e a Alfasol tiveram origem na ONG Comunidade Solidária, fundada pela professora Ruth Cardoso, mulher já falecida do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, e estão instalados no Edifício Ruth Cardoso, na Rua Pamplona no. 1005, em São Paulo.

O ex-presidente FHC e os três filhos dele – Paulo Henrique, Luciana e Beatriz  – aparecem como membros dos conselhos consultivos e da direção das três entidades.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...