quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Caiado quer começar o mandato aumentando a dívida do Estado

O senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) nem assumiu o Palácio das Esmeraldas – o mandato dele começa em 1.º de janeiro de 2019 – e já pôs de lado alguns dos seus principais compromissos de campanha. A imprensa nacional relata a peregrinação do demista em Brasília para pegar dinheiro emprestado e, assim, endividar o Estado.

A crítica vazia à contração de dívidas esteve todo o tempo no discurso de Caiado na oposição. O senador manipulou números e tabelas para sustentar que Goiás estava endividado e quebrado. Os balanços da Secretaria da Fazenda, aprovados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) atestam o contrário: a relação entre dívida consolidada e receita corrente líquida, usada como critério fiscal para medir o endividamento, é de 0,93 – a menor da história.

Ao pedir à União que “flexibilize” as regras para contração de dívidas, Caiado quer fazer agora o caminho contrário, porque não sabe administrar o Estado sem pegar dinheiro emprestado. Estelionato eleitoral.