quinta-feira , 25 abril 2024
Nacional

Exclusivo: provável secretário de Segurança de Caiado ficou conhecido como “Rambo capixaba” pelas ações midiáticas

Cotado para a SSP-GO, Rodney Miranda, ex-delegado e ex-secretário de Segurança Pública de Espírito Santo, ficou conhecido como “Rambo capixaba” pelas ações midiáticas que desenvolveu naquele Estado, sem, porém, alcançar resultados concretos na lita pela queda dos índices de violência.

Segundo apuração do Goiás 24Horas, enquanto os índices de homicídios disparavam, Rodney estava à frente de operações midiática com o intuito de dar a falsa sensação de que estava nas ruas enfrentando a criminalidade. O secretário saia às ruas vestido de “Rambo”, percorrendo as periferias da Grande Vitória numa imponente caminhonete importada

As ações espetaculosas de Rodney de nada serviram para coibir a violência e fazer recuar os índices de homicídios no Estado – o mais alto das últimas três décadas (1980 a 2010), mas o ajudaram a consolidar uma imagem de homem destemido, corajoso, valente. Aquele que não tem medo de enfrentar a bandidagem.

Em termos de espetáculo para a plateia assistir, parece até que “colou”, mas se avaliarmos os resultados das estatísticas…

No período (2003 a 2010) em que o então governador Paulo Hartung e o secretário Rodney Miranda comandaram as ações de Segurança Pública no Estado, quase 15 mil pessoas perderam suas vidas para a violência. O número é impressionante. É como se toda a população de Boa Esperança fosse riscada do mapa. Estamos falando de 15 mil pessoas, uma média de mais de 1800 assassinatos por ano.

Artigos relacionados