quarta-feira , 24 abril 2024
GoiásNacional

Exclusivo: provável secretário de Segurança de Caiado não reduziu violência no Espírito Santo. Taxa de homicídios na gestão Rodney foi a pior dos últimos 30 anos

As notícias não são boas para os goianos.

O delegado aposentado, ex-deputado federal e ex-prefeito de Vila Velha (ES) Rodney Miranda deve ser o secretário de Segurança Pública de Ronaldo Caiado. Ele está em Goiânia nesta quarta-feira para reunião com a equipe caiadista de transição, segundo noticia o Twitter da jornalista Fabiana Pulcineli.

Rodney não teve gestão exitosa na SSP do Espírito Santo. Ele, na verdade, fracassou na missão de deter a violência naquele Estado, durante os quase sete anos em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Segurança Pública, segundo apurou o Goiás 24Horas.

De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari – considerado pelos especialistas o estudo mais completo para se medir os índices de violência no País -, a gestão de Rodney Miranda à frente da Sesp foi a pior dos últimos 30 anos no Espírito Santo.

Rodney assumiu a pasta em 2003, início do primeiro mandato do governo Paulo Hartung (PMDB), com uma taxa de 51 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Devolveu a pasta, em 2010, para se candidatar a deputado estadual, com uma taxa de 53 homicídios/100 mil.

Chama a atenção nesse desempenho, que os estados brasileiros que ocupavam o topo da lista de homicídios em 2003, seguiram a tendência nacional e reduziram drasticamente seus índices. O Rio de Janeiro, por exemplo, que tinha a segunda pior taxa de homicídios do País: 56/100 mil, fechou 2010 com 26. Pernambuco, que ocupava em 2003 o topo da lista, no mesmo período, reduziu o índice de 54 para 38. Melhor ainda fez São Paulo, que derrubou a taxa de 38 para 13, bem próximo ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 10/100 mil.

Rodney, que prometera reduzir as taxas de homicídios em 10% no início de sua gestão, ao contrário, só fez elevar esses índices. Nos oito anos do governo Hartung, dos quais Rodney esteve à frente da Secretaria por quase sete, a média de homicídios ficou na casa dos 53/100, ou seja, dois pontos acima da taxa registrada em 2002 (51/100 mil) e na contramão da média nacional, que girava em torno de 25/100 mil, em 2010. A marca confere a Rodney a maior taxa média de homicídios da série histórica nos últimos 30 anos.

Em números absolutos, os resultados da gestão Hartung-Rodney também são desastrosos. De 2003 a 2010, 14.386 foram assassinadas no Espírito Santo. De acordo com o Mapa da Violência, de 1980 a 2010, nunca se matou tanto no Espírito Santo como na gestão do ex-secretário. Pertence também à dupla Hartung-Rodney o maior pico de homicídios registrados em um único mês. Em janeiro de 2010, 197 pessoas foram assassinadas no Estado.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...