sábado , 27 abril 2024
Goiás

À CBN Goiânia, professor e economista Aurélio Troncoso derruba fake news do Estado quebrado e afirma que Eliton entregará “contas no azul” para Caiado

O economista Aurélio Troncoso afirmou nesta segunda-feira, 3, em entrevista à rádio CBN Goiânia, que o governador José Eliton (PSDB) entregará a administração estadual com as “contas no azul”, com “a dívida consolidada administrável” e com “dinheiro em caixa”. A análise do especialista, embasada em números da realidade fiscal do Estado, deixou os entrevistadores Luiz Geraldo e Bárbara Falcão, que vêm reproduzindo o falso discurso de terra arrasada do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), constrangidos e sem direção.

A pauta da CBN Goiânia era fazer Aurélio Troncoso confirmar a narrativa caiadista, mas o economista, que detém o domínio do assunto, não se dobrou. Disse que, como governador, Caiado terá de seguir o receituário já aplicado por José Eliton e Marconi Perillo: manter permanente vigilância sobre o crescimento do gasto público, buscar a recuperação de impostos não pagos pelo contribuinte e fazer uma reforma administrativa que controle o crescimento da máquina pública.

O economista também fez um alerta: o corte de incentivos fiscais proposto por Ronaldo Caiado é um erro que terá efeito contrário no médio prazo. Segundo ele, a revisão da legislação do Produzir/Fomentar vai impactar negativamente as contas públicas no médio prazo, reduzindo a receita. “Não há renúncia fiscal. Há uma arrecadação sobre o que não viria sem os incentivos”, disse o economista.