Parece brincadeira, mas está escrito em letras grandes e legíveis em notificação encaminhada pela Prefeitura de Goiânia para mais de 500 mil proprietários de imóveis: o prefeito Iris Rezende (MDB) ameaça com multa e mandado de prisão os titulares de casas e apartamentos da capital que não informarem, para regularização e atualização da tabela do IPTU, alterações feitas nas estruturas das construções.
A medida é o assunto mais comentado do dia em Goiânia e provocou indignação entre os proprietários de imóveis, no mundo político e na imprensa. O jornalista Rosenwall Ferreira abriu seu programa na manhã de quarta-feira na Rádio Sucesso fazendo duras críticas ao prefeito e por pouco não mandou Iris para as cucuias. Rosenwall disse que o prefeito faz uma administração fracassada e vingativa contra os contribuintes.
Na Câmara de Goiânia, os vereadores de oposição foram à tribuna para condenar a notificação, classificada de ilegal. “Essa notificação mais parece um ato terrorista contra o cidadão. Um absurdo”, disse vereadora Sabrina Garcêz (PTB). “O contribuinte foi constrangido com ameaça de prisão. Isso é inconcebível. Vamos acionar o Ministério Público”, disse Eduardo Prado (PV).
O verador Anderson Salles Bokão (DC) disse que Iris abusa de sua autoridade como prefeito. “Com abuso de autoridade, ameaçando de prisão quem não responder a notificação. Mais de 500 pessoas foram ao Procon protestar contra essa violência. A indignação é total”, disse.