quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Urgente: com pedido de apuração de gastos ilícitos, Justiça Eleitoral manda contas de Caiado para MPF

Exclusivo: Depois de apontar falhas graves na prestação de contas de campanha de Ronaldo Caiado (DEM) para o Governo de Goiás, a Justiça Eleitoral de Goiás encaminhou hoje os balanços do senador e governador eleito para apuração pelo Ministério Público Federal.

O envio foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), que apontou indícios de sobrepreço e de omissão de despesas na prestação de contas de Caiado. A análise da Justiça Eleitoral goiana também apontou descumprimento de prazos de entrega de relatórios financeiros e a existência de uma prestadora de serviços contratada pela coligação do senador que foi aberta poucos dias antes das eleições.

As irregularidades apontadas, seis ao todo, não são café pequeno e com o caso nas mãos do MPF o governador eleito pode ter muita dor de cabeça pela frente. No parecer, o juiz relator afirma que “o processo de prestação de contas não é meio adequado para se apurar a existência de recursos financeiros não declarados”, mas que isso “não elide a possibilidade de abertura de investigação pelo Ministério Público e de ajuizamento da ação prevista no artigo 30-A da Lei das Eleições”.

Em outras palavras, o juiz Rodrigo da Silveira alerta para o fato de que, conforme estabelece a Lei das Eleições, “comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais, será negado diploma ao candidato, ou cassado, se já houver sido outorgado”. Pode ser o prenúncio de uma baita encrenca.