quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Jeovalter Correia alerta: Regime de Recuperação Fiscal tira autonomia de Estado na gestão

O especialista em finanças públicas Jeovalter Correia, que entre outros cargos de destaque já foi presidente da extinta Agência Goiana de Administração (Aganp) e da Secretaria de Finanças de Goiânia, reforça de forma contundente o coro de experts que classifica como loucura a proposta do governador Ronaldo Caiado (DEM) de decretação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Estado.

Em uma série de postagens em seu Twitter, Jeovalter afirma que a adesão ao RRF é uma decisão radical, evitada mesmo pelas unidades da federação com as piores condições fiscais, e que o governo Caiado têm uma série de outras ferramentas eficazes disponíveis para fazer as reformas que propõe nas contas do Estado.

“O Regime de Recuperação Fiscal é como declarar o Estado em regime de pré-falência”, afirma Jeovalter. “Equivale à entrada em Recuperação Judicial por uma empresa.Tem algum ganho em relação a melhores condições para o pagamento da dívida, mas perde-se em autonomia de gestão”, afirma. “Decisão difícil”, alerta ele.

Para Caiado, que insiste na decretação do RRF, a medida parece não ser nada difícil de ser adotada.