terça-feira , 16 abril 2024
Imprensa

Caiado faz espetáculo de falácias para justificar paralisia e despreparo na condução governo; dados da STN o desmentem

O governador Ronaldo Caiado (DEM) fez mais um dos seus shows de falácias na transmissão ao vivo desta noite pela internet para justificar a inércia, a paralisia, a inépcia, a incompetência, a arrogância, e seu despreparo na condução da gestão. Apresentou um festival de números inventados para tentar se eximir de sua inteira responsabilidade de governar e assumir a gestão.

A numerologia de Caiado, no entanto, é flagrantemente desmontada pelos dados contábeis da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), amplamente divulgados pela imprensa. As informações reais mais importantes constam, por exemplo, de extensa reportagem da edição do jornal Valor Econômico de 30 de dezembro de 2018. Nela, Goiás aparece no grupo de Estados com a melhor situação fiscal do país no ano passado.

Segundo os dados publicados pelo Valor, o Governo de Goiás compromete 65,8% de suas despesas totais com folha de pagamento, enquanto boa parte das unidades federais ultrapassa os 66% e chega a superar os 80%, caso de Mato Grosso. Na relação entre despesa com salários e receita, o porcentual goiano cai para 50,7%, enquanto 22 das 27 unidades da federação gasta entre 52% e 66% (Tocantins) do que arrecada.

Em outubro, a STN concedeu a Goiás, de forma definitiva, o atestado de cumprimento de metas de Ajuste Fiscal da União do exercício de 2017. A avaliação preliminar foi anunciada em junho. O atestado é resultado do comprometimento dos governos de Marconi Perillo com a manutenção do equilíbrio orçamentário sustentável e com a estabilidade macroeconômica e significa que Goiás está apto a manter relações financeiras com a União.

O resto é conversa fiada de Caiado, que ainda não desceu do palanque eleitoral para assumir o governo, oito dias após sua posse.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...