sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Pergunta para Caiado e supersecretária: Se tem caixa para pagar janeiro dia 25, por que não pagam dezembro? 

O jogo de palavras que o governador Ronaldo Caiado (DEM) usou na transmissão ao vivo pelas redes sociais para reafirmar o calote nos salários de dezembro não enganou os servidores. Se haverá caixa para quitar a folha de janeiro entre os dias 25 e 31 é porque há também recursos para quitar o mês anterior. Porque, então, o governador e sua supersecretária Cristiane Schmidt não pagam logo dezembro?

Ao antecipar em alguns dias o pagamento de janeiro, Caiado quer claramente acalmar os ânimos dos servidores para, quem sabe, deixar dezembro para lá e, quem sabe, não pagar nunca. Assim, o governador baterá outro recorde: será o primeiro da história que ficará devendo uma folha inteira para o funcionalismo.

No cronograma criado pelo governador Marconi Perillo em 2015 como parte das medidas anti-crise econômica nacional, 30% do valor da folha (servidores que ganham até R$ 3,5 mil mensais) eram pagos até o último dia útil do mês trabalhado. Os 70% (funcionários que recebem acima de R$ 3,5 mil) eram depositados até o décimo dia útil do mês seguinte. A receita necessária para pagar a segunda parte era arrecadada exatamente nos dez primeiros dias do mês.

Ou seja, a essa altura Caiado já tem os recursos para pagar dezembro, especialmente se levado em conta o fato de o ex-governador José Eliton ter concluído o pagamento da folha de novembro em 19 de dezembro. Desde então, os cofres do governo vem recebendo novas receitas, que poderiam ser usadas para a quitação da folha, que vence amanhã.