Desmascarada a maior fake news de Caiado: Goiás tem as contas organizadas, não se enquadra no RRF e mantém nota “C” no Tesouro Nacional

O relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgado na noite desta terça-feira desmascarou sem dó nem piedade a fake news do governador Ronaldo Caiado (DEM) de terra arrasada nas contas públicas do Estado, atribuída aos ex-governadores José Eliton e Marconi Perillo, do PSDB.

Ao contrário do que Caiado propaga diariamente desde sua vitória, em 7 de outubro, as contas estão organizadas (ao menos estavam quando ele assumiu), a gestão não se enquadra nos critérios de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o Estado não caiu para D no rating da STN, mantendo a nota C.

A aposta na queda de C para D foi propagada como notícia garantida, atribuída a informação privilegiada obtida no gabinete do ministro da Economia, Paulo Guedes. A principal razão para a queda seria o aumento da dívida consolidada do Estado no ano passado, superando o valor da receita anual. A STN disse nesta terça-feira que a relação dívida/receita de Goiás foi inferior a 1 em 2018, o que mantém o Estado com nota C. As outras premissas de saúde fiscal já haviam sido alcançadas e confirmadas.