terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Falácia caiadista: Legislação não prevê calamidade financeira. Decreto é peça de marketing

A legislação brasileira não prevê, em nenhum de seus códigos, a tal “calamidade financeira” objeto do decretado baixado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) como alternativa à fracassada e vexatória tentativa de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O termo calamidade previsto em lei existe apenas para definir episódios de desastres ambientais, provocados por chuvas e terremotos, por exemplo, ou situações de emergência como a ruptura da barragem de rejeitos minerais de Mariana, em Minas Gerais.

A “situação de emergência” e o “estado de calamidade” são únicos os dois casos reconhecidos em lei e previstos para Estados e municípios, estabelece a legislação vigente no país. O estado de calamidade é considerado o nível mais grave de atenção possível, em que unidades federadas e prefeituras não são capazes de, sozinhas, enfrentar e custear a tomada de providências e os investimentos necessários para restabelecer a ordem social.

Já nos casos de situações menos dramáticas que as de calamidade pública, a o governo da União pode reconhecer a “situação de emergência”. Também neste caso, a região ou regiões afetadas ficam autorizadas, por meio dos governos locais, a requisitar recursos humanos, como o Exército, e financeiros – recursos extras passíveis de liberação imediata – e suporte logístico para, em parceria, minimizar os danos.

Quanto à tal calamidade financeira não há nenhuma legislação prevista. Pura balela caiadista e de outros governadores que insistem em se manter no palanque eleitoral em vez de ir à luta para entregar o que prometeram – trabalhando, e não jogando a culpa nos servidores ou em seus antecessores.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....