quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Mais uma mentira de Caiado é desmascarada: Gestão anterior não promoveu pedaladas fiscais, afirma Celmar Rech

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desmente categoricamente, em entrevista ao jornal O Popular deste domingo, as fake news do governador Ronaldo Caiado (DEM) de que o governador Marconi Perillo (PSDB) promoveu pedaladas fiscais em seus dois últimos mandatos (2011-2014; 2015-abril 2018). Técnico da Casa, o conselheiro, que foi servidor de carreira do Tesouro Nacional antes de ingressar no tribunal, demonstrou irritação ao responder à insinuação da jornalista Fabiana Pulcineli de que o TCE fingiu não ver as pedaladas.

“Os empenhos cancelados e restos a pagar que também vinham aumentando não são um tipo de pedalada fiscal?”, perguntou Fabiana, questionando os pareceres anteriores pela aprovação das contas. O presidente do TCE foi categórico, e corrigiu a jornalista: “Não. Pedalada é uma coisa muito séria. É crime fiscal. É pegar dinheiro de terceiro. Restos a pagar é dinheiro do próprio Estado, que não deu conta de pagar. Não é recurso pego de terceiro como a União fez. Pedalada fiscal não teve no Estado de Goiás” – as pedaladas sustentaram o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Com a afirmação, Celmar Rech coloca os pingos nos is: Pedalar é pegar dinheiro de terceiros para pagar as contas. Restos a pagar é dinheiro do próprio Estado, que não deu conta de pagar despesas. Portanto, assunto encerrado.