domingo , 24 novembro 2024
Goiás

Crise na SSP (2): Superintendência de Ensino é convertida em Combate ao Crime Organizado e Corrupção. Área estará voltada à investigação de policiais

Uma das primeiras medidas tomadas pelo secretário forasteiro da Segurança Pública, Rodney Miranda, foi transformar a Superintendência de Ensino da pasta em Superintendência de Combate ao Crime Organizado e Corrupção. A decisão, inicialmente atribuída à intensificação das medidas de combate à violência, acabou surpreendendo a Polícia Militar porque, entre as suas atribuições, está a investigação da atuação da própria tropa.

A SSP já tem em sua estrutura uma Corregedoria Geral com essa atribuição e, por isso, a decisão do secretário desagradou profundamente a Polícia Militar. Praças e oficiais veem na medida a adoção de um viés punitivo na relação entre Miranda e a corporação. O assunto será levado ao Fórum de Entidades de Segurança Pública, que reúne todos os sindicatos e associações de representação da categoria.

Segundo um policial graduado, a insurgência contra a medida não se trata de tentativa de flexibilização da conduta da tropa, mas contra a sobreposição e excesso de mecanismos de controle, o que aterroriza as forças de segurança e desestabiliza as ações de enfrentamento à violência. Além disso, vai na direção contrária à própria determinação do governador Ronaldo Caiado (DEM) que vem afirmando que a missão constitucional das polícias precisa ser zelada e defendida.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....