sábado , 23 novembro 2024
Goiás

MP recomenda governo Caiado a convocar imediatamente os aprovados no último concurso para agente de segurança prisional

O Ministério Público de Goiás (MPGO) expediu uma recomendação ao secretário de Estado da Administração de Goiás (Sead), Bruno D´Abadia, para que deflagre um novo concurso público, no prazo máximo de 30 dias, para o preenchimento de vagas de agentes de segurança prisional em Goiás. É orientado também que o governo Caiado convoque todos os 424 candidatos restantes aprovados no concurso realizado em 2019. A recomendação também é para que seja feito o desligamento total dos vigilantes temporários que hoje estão em atividade.

De acordo com a promotora de Justiça Villis Marra, titular da 78ª Promotoria de Goiânia, depois da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MPGO e a Secretaria de Segurança Pública e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em 2017, um concurso foi realizado em 2019 para a seleção de novos agentes. Foram mais de 54 mil inscrições, sendo que 924 candidatos foram aprovados, apesar de haver a previsão de somente 500 vagas.

Villis Marra explica que, ao mesmo tempo em que o concurso de 2019 foi realizado, a DGAP realizou a contratação de 2.524 vigilantes penitenciários temporários, o que foi considerado ilegal pela Justiça. Por isso, foi determinado o desligamento gradativo dos trabalhadores contratados a título precário – não efetivos. A Justiça determinou ainda que eles fossem substituídos por servidores efetivos aprovados em concurso.

Sistema ainda conta com mais de 1,9 mil temporários, segundo apurado pelo MP

Considerando que o Estado de Goiás, até o presente momento, não cumpriu a sentença judicial, já que o sistema ainda conta com 1.913 servidores temporários, o Ministério Público está recomendando que um novo concurso seja lançado no prazo máximo de 30 dias e que os 424 candidatos restantes aprovados no concurso de 2019 sejam imediatamente chamados.

Um prazo de dez dias foi dado para que a Secretaria Estadual de Administração dê uma resposta sobre as ações que irá tomar.

Fonte: MPGO

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....