sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Cristiano Silva é inocentado! Cai por terra mais uma ação civil pública movida pela máquina de perseguição do governo Caiado e setores do Ministério Público contra o G24H

• Assédio processual

A Justiça do Estado de Goiás, por meio da juíza de direito Lilian Margareth da Silva Ferreira, inocentou o jornalista e editor do Goiás24Horas, Cristiano Silva, de mais uma ação civil pública movida pela força combinada entre o governo Caiado (UB) e setores do Ministério Público de Goiás.

A sentença, proferida no último dia 18 de junho, escancara o uso do aparato estatal para promover assédio processual, perseguição política e tentativas reiteradas de criminalizar o trabalho de um veículo livre, independente e crítico.

Mesmo com quebra de sigilo telefônico, escutas por mais de dois meses, busca e apreensão na residência do jornalista, uma devassa, não foi encontrada nenhuma prova que sustentasse a acusação de improbidade.

• A curta perna da mentira

A tentativa desesperada de criminalizar o Goiás24Horas foi construída sobre uma narrativa absurda, que tentava transformar uma tabela de preços, proposta comercial legítima, em ato de improbidade administrativa.

A acusação distorcia números, maquiava dados e omitia fatos, tudo para atender à sanha persecutória contra o jornalista.

O método é velho: o mesmo utilizado contra Hipólito José da Costa, fundador do primeiro jornal do Brasil, perseguido pela corte de Dom João VI, que, sem ter do que acusá-lo, tentou associá-lo à maçonaria.

No caso atual, o aparato do governo e de promotores que “não honram a toga” tentou criar um factóide jurídico, ignorando deliberadamente que a contratação de mídia segue parâmetros técnicos, feitos por agências, como ocorre com todos os veículos — O Popular, G1, TV Anhanguera, TV Serra Dourada, Mais Goiás, Opção e outros.

• Inocentado por falta total de provas e dolo

Na sentença, a juíza Lilian Margareth foi categórica: “Não há qualquer elemento que comprove dolo ou intenção ilícita por parte de Cristiano Silva”.

A decisão, mais uma vez, desmonta a narrativa persecutória e expõe o uso indevido do Ministério Público por parte de agentes que mancham a instituição, atuando como linha auxiliar do governo Caiado e de sua filha, Anna Vitória Caiado, no ataque sistemático contra quem fala a verdade.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...