Demissão
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar o comando do INSS e demitiu Gilberto Waller após menos de um ano no cargo. O principal motivo foi o desgaste causado pela fila de benefícios, que disparou e chegou a 2,7 milhões de pedidos, gerando preocupação no governo em ano eleitoral.
Oficial
- A saída foi oficializada pelo ministro Wolney Queiroz, que já tinha divergências com Waller, especialmente pela dificuldade em reduzir o tempo de espera no órgão.
Nova presidente
- Quem assume a presidência é Ana Cristina Viana Silveira, servidora de carreira do INSS, com experiência na área previdenciária e passagem pelo Conselho de Recursos.
- Apesar de uma leve queda recente, a fila segue alta e pressionada pela entrada diária de milhares de novos pedidos, mantendo a insatisfação entre segurados.

















