• O caso
A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (3) a Operação Exchange, que investiga um suposto esquema internacional de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas e ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os presos está Stella Stefanie Nunes Henrique de Oliveira, sancionada pelo governo dos Estados Unidos nesta semana por suposta participação no esquema.
Segundo a PF, a organização criminosa utilizava uma estrutura sofisticada para movimentar recursos ilícitos por meio de criptomoedas, transporte de dinheiro em espécie, transferências bancárias e operações entre empresas e pessoas físicas.
• Empresário ligado ao PCC continua desaparecido
O principal alvo da operação, Victor Henrique de Oliveira Shimada, segue foragido. Ele foi apontado pelas autoridades americanas como operador financeiro responsável por intermediar movimentações internacionais ligadas ao PCC e ao tráfico de drogas.
• Parente e colaboradora foi presa
Stella Stefanie, que é parente e ex-colaboradora de Shimada, foi presa durante a operação. Ela também foi incluída na lista de sanções dos Estados Unidos, que prevê bloqueio de ativos e restrições financeiras internacionais.
A Justiça autorizou 11 mandados de prisão temporária, dos quais sete já foram cumpridos. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

















