Em plenário, na sessão desta quarta-feira, os deputados José Nelto, do PMDB, e Luis Cesar Bueno, do PT, abriram fogo contra o presidente do Legislativo, Helio de Sousa.
Os dois questionaram o estilo centralista e autoritário de Helio, que não ouve ninguém, faz o que quer, nunca reuniu os integrantes da Mesa Diretora nem muito menos os membros do Colégio de Líderes e reduziu os debates no plenário..
José Nelto, que é líder do PMDB, disse que as decisões da Assembleia não estão sendo compartilhadas entre os parlamentares, já que Hélio de Souza nunca promoveu uma única reunião do Colégio de Líderes – uma tradição da Casa, que simboliza uma espécie de assessoramento que todos os partidos políticos representados no Legislativo podem prestar ao presidente no encaminhamento dos assuntos polêmicos do Legislativo. .
Já Luis Cesar Bueno reclamou da redução do espaço para debates entre os deputados, já que o Grande Expediente – em que cada parlamentar pode falar por 20 minutos, podendo ser aparteado pelos colegas – não está mais sendo realizado. Com Helio de Sousa, a Assembleia restringe-se em suas sessões plenárias aos discursos de 5 minutos dos deputados, sem direito a apartes.
Conclusão de Nelto e Luis Cesar: nesse rumo, a Assembleia decepciona ainda mais a sociedade.