O ex-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, acaba de receber mais uma condenação por atirar ofensas contra adversários políticos: ele foi sentenciado pelo Tribunal de Justiça a pagar uma indenização de R$ 10 mil reais, corrigidos, ao ex-deputado federal Carlos Alberto Leréia, a quem chamou de “cachorro vira-lata” em uma entrevista a O Popular, em maio de 2009.
Há poucos dias, Braga também foi condenado pelo Tribunal de Justiça, juntamente com o ex-governador Alcides Rodrigues, a indenizar o governador Marconi Perillo – depois que os dois, também em 2009, acusaram Marconi de quebrar o Estado, porém sem apresentar provas. O valor da compensação foi arbitrado pelo TJ em R$ 100 mil reais, também corrigidos desde a época da ofensa.
Do ponto de vista judicial, o ex-titular da Sefaz passa por uma fase negra. Na semana passada, uma filha de Braga – Ayanna Braga – teve os bens bloqueados a pedido do Ministério Público Estadual, para ressarcir prejuízos causados aos cofres públicos. Ela foi denunciada por pedir propina e desviar recursos do governo do Estado destinados a assistência social.