O portal UOL – que é o de maior audiência na internet brasileira – denuncia nesta quarta-feira, em sua home-page, que apenas quatro Estados brasileiros têm Assembleias Legislativa cujos deputados desfrutam de mais de 90 dias de férias por ano.
Uma delas, vergonhosamente, é a de Goiás.
“Em Alagoas, Goiás, Roraima e Rondônia, os deputados estaduais já estão de férias desde o início do mês e retornam às atividades apenas em agosto –ambos têm direito a 90 dias por ano”, registra a reportagem.
O texto lembra que vários Estados modificaram os recessos dos seus deputados estaduais, para buscar simetria com o Congresso Nacional, que só dá 45 dias de folga anual para deputados federais e senadores.
Não é o caso de Goiás. Corretamente, matéria registra que, “em Goiás, dois projetos apresentados por deputados novatos, no início da Legislatura, em fevereiro, pretendem reduzir de 90 para 70 dias o recesso parlamentar. Seriam cortados da folga os 15 primeiros dias de fevereiro e mais cinco dias em dezembro”. Mesmo assim, os projetos foram engavetados.