Nenhum – ou quase nenhum – vereador é capaz ainda de dizer isso de público, mas, nos bastidores, há praticamente uma unanimidade entre os integrantes da Câmara Municipal de Goiânia: Anselmo Pereira transformou-se em um presidente folclórico e excêntrico, que afundou ainda mais a imagem da Casa.
Por um lado, colaborou o gosto extremado de Anselmo por piadinhas e bravatas, que dão às suas declarações públicas e mesmo à sua condução na presidência das sessões um tom absoluto de falta de seriedade e compromisso com a importância que o seu cargo deveria ter.
Por outro, Anselmo também mostrou-se despreparado para a função: nunca teve uma agenda para o trabalho do Legislativo municipal e, pior ainda, não encarou as reformas pelas quais a Câmara de Vereadores continua clamando para recuperar a credibilidade.
A transparência, por exemplo, foi completamente ignorada pelo presidente. O resultado é que a Câmara tem um site na internet que envergonharia até os menores e mais desimportantes municípios brasileiros, seja pela falta de informações, seja pelo arcaísmo da sua estruturação.
Em resumo, Anselmo fracassou. E quem está dizendo são os seus colegas vereadores. Ainda, talvez, não a ele diretamente, embora, claro, é quem mais precisa ouvir.