Balanço publicado pelo Jornal Opção online conclui que a edição deste ano do Fica – Festival Internacional do Cinema Ambiental não passou de uma pálida sombra do que foi o evento no ano passado: em termos de público, não apareceu mais do que um terço da plateia de 2014.
O Jornal Opção online entra em detalhes e informa que, “conforme balanço divulgado na manhã deste domingo, último dia do Fica, a Polícia Militar estima que cerca de 40 mil pessoas passaram pela cidade em seis dias — menos de um terço do fluxo de 2014, quando 130 mil pessoas foram à Cidade de Goiás para acompanhar o festival”.
A secretária de Educação Raquel Teixeira, ouvida pelo semanário,justificou o esvaziamento do Fica em razão do festival ter acontecido com 50% do orçamento destinado ao evento no ano passado. “Mesmo com a ajuste fiscal que o Brasil todo passa, conseguimos manter o festival”, afirmou. De forma positiva, Raquel pontuou que fato permitiu que festival voltasse a manter o foco no conceito original, que é cinema e meio ambiente.
Sobre a falta dos shows de destaque nacional, a secretária, que comandou o Fica deste ano com mão de ferro, voltou a dizer que os artistas de maior renome ofuscavam o trabalho dos regionais. “Ouvi de músicos que se sentiam mal por terem que dividir palco com artistas nacionais”, e completou: “Muitos vinham a Goiás para ver o show de fulano, e depois iam embora se ver o que de principal o festival oferece. Que legado isso deixa?”, disse Raquel Teixeira ao Jornal Opção.