quinta-feira , 23 abril 2026
Goiás

Raquel Teixeira culpa o ajuste fiscal pelo fiasco do Fica: Jornal Opção diz que o público foi de apenas um terço em relação ao ano passado

Balanço publicado pelo Jornal Opção online conclui que a edição deste ano do Fica – Festival Internacional do Cinema Ambiental não passou de uma pálida sombra do que foi o evento no ano passado: em termos de público, não apareceu mais do que um terço da plateia de 2014.
O Jornal Opção online entra em detalhes e informa que, “conforme balanço divulgado na manhã deste domingo, último dia do Fica, a Polícia Militar estima que cerca de 40 mil pessoas passaram pela cidade em seis dias — menos de um terço do fluxo de 2014, quando 130 mil pessoas foram à Cidade de Goiás para acompanhar o festival”.

A secretária de Educação Raquel Teixeira, ouvida pelo semanário,justificou o esvaziamento do Fica em razão do festival ter acontecido com 50% do orçamento destinado ao evento no ano passado. “Mesmo com a ajuste fiscal que o Brasil todo passa, conseguimos manter o festival”, afirmou. De forma positiva, Raquel pontuou que fato permitiu que festival voltasse a manter o foco no conceito original, que é cinema e meio ambiente.

Sobre a falta dos shows de destaque nacional, a secretária, que comandou o Fica deste ano com mão de ferro, voltou a dizer que os artistas de maior renome ofuscavam o trabalho dos regionais. “Ouvi de músicos que se sentiam mal por terem que dividir palco com artistas nacionais”, e completou: “Muitos vinham a Goiás para ver o show de fulano, e depois iam embora se ver o que de principal o festival oferece. Que legado isso deixa?”, disse Raquel Teixeira ao Jornal Opção.

Artigos relacionados

Goiás

Caso da advogada de Cocalzinho: delegado é transferido para Águas Lindas de Goiás

Mudou O delegado Christian Zilmon deixou a unidade de Cocalzinho de Goiás...

Goiás

Goiás violento: Empresária é morta a tiros em fazenda onde morava. Ex-marido é suspeito do crime

Feminicídio Uma empresária de 42 anos foi morta a tiros na fazenda...

Goiás

Goiás inseguro: Médico é acusado de crimes sexuais contra pacientes em Goiânia e Senador Canedo

Abusos O médico ginecologista Marcelo Arantes é acusado de praticar contra pacientes...