Em um card pendurado no seu perfil no Facebook, o empresário Vanderlan Cardoso dá destaque a uma foto da senadora Lúcia Vânia e a uma declaração dela, aspada, dizendo que “confio no Vanderlan Cardoso como o nome certo para a Prefeitura de Goiânia”.
Muito rigorosa com os seus padrões éticos na política, a senadora está correndo riscos. Mas pode ser, por exemplo, que ela não tenha informações sobre os 7 processos por improbidade administrativa a que Vanderlan responde, em razão de irregularidades e desvios cometidos quando ele foi prefeito de Senador Canedo. É fácil conferir: basta acessar o sistema de buscas do Tribunal de Justiça e digitar o nome do empresário no campo de buscas.
Tem mais: Vanderlan, quando foi prefeito, fez uma doação irregular de R$ 550 mil reais a um time de Senador Canedo, do qual, aliás, era presidente de honra. O Ministério Público Estadual entendeu o ato como”ilegal, imoral e lesivo aos cofres de Senador Canedo” e denunciou o milionário à Justiça. Julgado o processo em primeira instância, ele foi considerado culpado e condenado. Vanderlan recorreu e agora aguarda o seu julgamento no Tribunal de Justiça do Estado. Caso perca o recurso, será transformado em inelegível por 8 anos, como incurso na Lei da Ficha Limpa. Não poderá, por exemplo, registrar a sua candidatura a prefeito de Goiânia.
Portanto, “confiar” em Vanderlan para ocupar um cargo importante como o de prefeito de Goiânia, diante dos seus antecedentes, pode não ser um passo seguro para a senadora Lúcia.