A secretária da Educação, Raquel Teixeira, desmente neste sábado, no diário O Hoje, o anúncio do governador Marconi Perillo, feito durante uma palestra em Porto Alegre, de que 25% das escolas estaduais passarão para o sistema de gestão por Organizações Sociais já na abertura do ano letivo de 2016.
“Não será 25% da rede toda em 2016. Não foi assim que as coisas foram pensadas nem assim que caminharão”, sentenciou a secretária.
Raquel Teixeira confirma que 25% das unidades de cada subsecretaria, nos municípios, serão inicialmente disponibilizadas para as OSs, em 17 lotes definidos por macrorregiões, mas acredita que dificilmente esses 25%, ou 266 escolas, serão repassadas no ano que vem.
Ainda afeita a um jogo de palavras que não deixa clara a intenção de cumprir a determinação do governador, que já declarou “ter pressa” para a implantação das OSs nas escolas estaduais, Raquel Teixeira acrescentou a O Hoje: “O que será ocupado vai depender da resposta das próprias organizações. Isso é uma incógnita”, explica.
Segundo ela, “a opção e aumentar a amplitude do projeto piloto veio após análise de que o modelo não poderia ser pequeno demais, com apenas a subsecretaria de Águas Lindas de Goiás, que não seria representativo, nem grande demais, como na proposta que defendia instalação na maioria das unidades, em que a situação poderia fugir do controle”, disse a secretária.