terça-feira , 26 novembro 2024
GoiásImprensa

TV Brasil Central começa a exibir série sobre autismo

A TV Brasil Central (TBC), afiliada da TV Cultura em Goiás, começou a exibir na segunda-feira (21), a série “Autismo – Um Mundo Singular”. São seis episódios que vão mostrar os sinais de alerta do transtorno, tratamento em Goiânia, inclusão escolar, mercado de trabalho, legislação e dicas de filme e sites para pais e cuidadores. O objetivo é disseminar o máximo de informações para contribuir com diagnósticos cada vez mais precoces e com o fim do preconceito.

Atualmente, a ocorrência do autismo em crianças é mais comum do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e aids juntos. As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam 70 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões no Brasil. Uma pesquisa recente realizada com pais nos Estados Unidos indicou que uma em cada 45 pessoas – de 3 a 17 anos – teria a síndrome, mais conhecida como Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número oficial, porém, continua sendo o de outro levantamento, também norte-americano: 1 a cada 68.

O TEA é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O diagnóstico é clínico, feito por meio de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis.

A série da TBC será exibida até sábado, 26, no Jornal Brasil Central (JBC), a partir das 12 horas, e no TBC Notícias, às 18h30 – neste último, o episódio final vai ao ar no dia 28 de dezembro. Para os telespectadores que moram em Goiás, basta sintonizar nos canais 13 (TV aberta e GVT) ou 20 (Net).

Para quem mora em outros Estados, as reportagens serão disponibilizadas, após a exibição na TV, no YouTube (Canal TBC).

Nas redes sociais, os internautas podem também fazer parte dessa corrente do bem para divulgar informações sobre o autismo durante toda essa semana, utilizando as hashtags #Autismo, #UmMundoSingular, #TBC e #DivulgueEssaCausa.

O trabalho foi idealizado pela repórter Carla Lacerda e executado por ela; pelos cinegrafistas Isaildo Santos e Alano Mota; pela produtora Daniela Soares; pela editora de texto Henaura Avelar; pelo editor de imagens Luiz Cláudio Nascimento Cavalcante, que também cuidou da finalização das matérias; e por Kanji Iwamoto Júnior, responsável pelo videografismo.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....