A TV Brasil Central (TBC), afiliada da TV Cultura em Goiás, começou a exibir na segunda-feira (21), a série “Autismo – Um Mundo Singular”. São seis episódios que vão mostrar os sinais de alerta do transtorno, tratamento em Goiânia, inclusão escolar, mercado de trabalho, legislação e dicas de filme e sites para pais e cuidadores. O objetivo é disseminar o máximo de informações para contribuir com diagnósticos cada vez mais precoces e com o fim do preconceito.
Atualmente, a ocorrência do autismo em crianças é mais comum do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e aids juntos. As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam 70 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões no Brasil. Uma pesquisa recente realizada com pais nos Estados Unidos indicou que uma em cada 45 pessoas – de 3 a 17 anos – teria a síndrome, mais conhecida como Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número oficial, porém, continua sendo o de outro levantamento, também norte-americano: 1 a cada 68.
O TEA é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O diagnóstico é clínico, feito por meio de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis.
A série da TBC será exibida até sábado, 26, no Jornal Brasil Central (JBC), a partir das 12 horas, e no TBC Notícias, às 18h30 – neste último, o episódio final vai ao ar no dia 28 de dezembro. Para os telespectadores que moram em Goiás, basta sintonizar nos canais 13 (TV aberta e GVT) ou 20 (Net).
Para quem mora em outros Estados, as reportagens serão disponibilizadas, após a exibição na TV, no YouTube (Canal TBC).
Nas redes sociais, os internautas podem também fazer parte dessa corrente do bem para divulgar informações sobre o autismo durante toda essa semana, utilizando as hashtags #Autismo, #UmMundoSingular, #TBC e #DivulgueEssaCausa.
O trabalho foi idealizado pela repórter Carla Lacerda e executado por ela; pelos cinegrafistas Isaildo Santos e Alano Mota; pela produtora Daniela Soares; pela editora de texto Henaura Avelar; pelo editor de imagens Luiz Cláudio Nascimento Cavalcante, que também cuidou da finalização das matérias; e por Kanji Iwamoto Júnior, responsável pelo videografismo.