domingo , 24 novembro 2024
Goiás

Fiasco dos atuais prefeitos poderia ter sido evitado caso tivessem observado a receita, simples, de Michael Bloomberg, que se deu bem no comando de uma das maiores cidades do mundo

É consenso que a atual safra de prefeitos, em Goiás, constitui-se em um fiasco total.

Com raríssimas exceções – e Evandro Magal, de Caldas Novas, é uma delas, com comprovação de pesquisas do instituto Serpes –, os gestores municipais goianos ingressam no último ano dos seus mandatos sem obras significantes, sem discurso e sem cumprir as expectativas que criaram à época das suas respectivas eleições.

Na capital, nas grandes cidades e no interior em geral, a incompetência é generalizada. Em comum, todos desfiam a mesma conversa fiada: existiria uma crise, não há recursos e por isso não existe um saldo positivo a apresentar.

Mas a receita para o sucesso de qualquer administração municipal é muito simples. Em resumo, ela se baseia em quatro itens, definidos, aliás, por Michael Bloomberg, que foi prefeito de uma das maiores e mais complexas cidades do mundo, Nova Iorque, e deixou o cargo com elevada aprovação.

Veja o que Bloomberg recomenda:

1 – Implantar projetos estruturantes para resolver uma questão social ou econômica grave, que prejudique o desenvolvimento da cidade.

2 – Aprimorar os serviços de atendimento aos cidadãos.

3 – Criar eficiência, fazer com que a administração municipal trabalhe mais e de modo mais ágil.

4 – Por fim, incentivar o envolvimento da população na gestão e garantir a transparência administrativa.

Esses quatro itens, somados, garantem a qualquer prefeito um legado que os faria reconhecidos, lembrados e credenciados para a reeleição ou para apresentar um candidato de confiança. E não dependem de muitos recursos.

Em Goiás, isso praticamente não existe, a mediocridade é a regra e o resultado é que, nas próximas eleições, os atuais prefeitos serão massacrados nas urnas. Pode apostar, leitor.

[vejatambem artigos=” 52145,47413 “]

 

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....