O editorial publicado nesta sexta-feira pelo jornal O Popular chama atenção dos leitores para a negligência da prefeitura quando se trata dos alagamentos causados pela chuva em Goiânia – um problema que sempre se repete nessa época do ano.
“O plano de drenagem é muito antigo e já devia ter recebido investimentos, mas entra prefeito e sai prefeito e nada. O problema é tal que, segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), medidas paliativas não resolvem mais os problemas. O órgão sugere a construção de estruturas para captar o fluxo superficial da água da chuva, para retirá-la da superfície e redistribuí-la mais lentamente na bacia hidrográfica, diminuindo o tempo de de pico da vazão. Em outras palavras, algo precisa ser feito, e urgentemente”, diz o texto.
O editorial também menciona o estudo do Laboratório que aponta para as áreas mais propensas a alagamento em Goiânia. Um desses pontos é a Marginal Botafogo, que segundo o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), corre risco iminente de desabamento.