sábado , 25 abril 2026
Goiás

Secretária Ana Carla diz ao jornal Valor Econômico que é preciso escancarar a verdade: “Goiás gasta 80% da arrecadação com pagamento de funcionários”

A secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, solta uma verdadeira bomba na edição desta sexta-feira do jornal Valor Econômico: no momento, o Estado de Goiás está gastando 80% de tudo o que arrecada com o pagamento do funcionalismo.

“Não adianta tirar itens da conta para cumprir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal quando na verdade os Estados comprometem quase toda a sua receita com pessoal. Em Goiás, sem as brechas, 80% das receitas vão para despesas com pessoal. Nós precisamos escancarar isso”, disse a titular da Sefaz.

Até agora, o que se imaginava é que a folha de pagamento do funcionalismo estava dentro dos limites prudenciais. Mas a secretária Ana Carla, como ela mesma diz, resolveu “escancarar” a verdade.

É preciso lembrar que a secretária está se referindo a todo dinheiro que sai do caixa do Estado direto para o bolso dos funcionários – e isso não diz respeito apenas salários. Existe um cacho de penduricalhos, tais como verbas indenizatórias, auxílios, diferenças retroativas e uma infinidade de “malandragens” que fazem a folha de pagamento explodir, mas não entram no cálculo convencional das despesas com os servidores. Por isso é que ela disse que, no final das contas, 80% da arrecadação vai para a folha de pessoal.

Detalhe: a própria Ana Carla acaba de criar, na Secretaria da Fazenda, uma dessas “brechas”, ou seja, uma verba indenizatória de R$ 3,6 mil mensais para os auditores fiscais, supostamente sobre a justificativa de cobrir seus gastos como locomoção.

[vejatambem artigos=” 52942,50502 “]

Artigos relacionados

Goiás

Mulher reage, bate em bandido e evita assalto em Novo Gama

Novo Gama Uma jovem reagiu a um assalto, deu uma surra em...

Goiás

Jovem morre após briga com cliente em Aparecida de Goiânia

Assassinato Uma jovem foi morta após uma briga com um cliente em...

Goiás

Caso da advogada de Cocalzinho: delegado é transferido para Águas Lindas de Goiás

Mudou O delegado Christian Zilmon deixou a unidade de Cocalzinho de Goiás...