A CAOA, que monta carros da marca Hyundai em Anápolis, e a MMC Motors, que produz veículos como a logo da Mitsubishi em Catalão, continuam reduzindo o número de unidades que sai das suas fábricas – e, com isso, pagam menos impostos, empregam menos trabalhadores e geram menos riquezas.
As duas companhias sentem na carne o peso da crise que assola o setor automobilístico no Brasil, mais uma área produtiva atingida em cheio pelo desastre da administração de Dilma Rousseff.
Para piorar as coisas, tanto a CAOA quanto a MMC Motors estão envolvidas no escândalos das fraudes fiscais do CARF e na compra de medidas provisórias – em investigação pela Polícia Federal, que, no caso da MMC Motors, já se transformou em denúncia junto ao Poder Judiciário Federal contra os donos e diretores da empresa. A situação do proprietário da CAOA, CArlos Alberto Oliveira Andrade, também é juridicamente complicada.
O quadro é dramático. Em Catalão, a Mitsubishi já demitiu 1.500 funcionários e só funciona 3 dias por semana. Em Anápolis, a CAOA, segundo informa o Jornal Opção neste domingo, “com o pátio abarrotado de veículos, fez um acordo com o sindicato dos operários para não demitir, mas reduziu salários, principalmente gratificações, cortou horas extras e diminuiu a carta horária de trabalho”.