sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiás

O Popular: PT sempre foi um partido rejeitado em Goiás, Estado onde o discurso das esquerdas nunca sensibilizou a população

Reportagem de O Popular, neste sábado, levanta o resultado das eleições desde 20 anos atrás para concluir que o Partido dos Trabalhadores nunca se deu bem em Goiás.

“Sem nunca ter eleito um governador, o PT só venceu a disputa presidencial em Goiás no ano de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez com a maioria dos votos em 26 Estados, e no primeiro turno de 2010. À época, Dilma Rousseff (PT) disputava o governo pela primeira vez e acabou sendo derrotada por Geraldo Alckmin no segundo turno no Estado. Dados da Câmara dos Deputados mostram que, entre 1998 e 2014, o PT goiano atingiu seu ápice em 2002 e 2006, quando garantiu duas das 17 cadeiras. Em 1998, 2010 e 2014, só um parlamentar foi eleito pelo partido. A sigla também nunca conseguiu emplacar um senador por Goiás”, lembra o jornal.

Segundo a reportagem, Goiás seria um Estado naturalmente conservador, em razão das suas raízes econômicas no agronegócio. Ouvido na matéria, um professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o cientista político Wilson Ferreira Cunha apontou que “o discurso esquerdista sempre foi mal aceito”. “Goiás por ser agrário e Goiânia por ser uma cidade terciária, de serviço e comércios, não tem essa postura favorável à esquerda”, avaliou.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....