sábado , 22 agosto 2026
EleiçõesGoiânia

Presidente da SGPA critica candidatos com propostas mirabolantes para a segurança pública em Goiânia

Em artigo no jornal O Popular no domingo (14/08), o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, analisa a principal pauta da eleição municipal deste ano: a segurança pública. Em Goiânia, praticamente todos os candidatos a prefeito e vereador se colocam como agentes capazes de resolver o problema da segurança na Capital.

Hugo Goldfeld relata que ouviu recentemente um candidato a vereador dizendo que melhoraria a segurança caso fosse eleito. “Eu me perguntei: Como? Será que o município tem condições legais para lidar com a segurança? Dentro de quais limites? Apoiado por qual legislação? Ou será que teremos a sobreposição de funções onde cada grupo joga a culpa nos outros, impedindo a eficiência do sistema?”.

O presidente da SGPA lembra que a segurança é de competência do Estado. “A responsabilidade da segurança é do Estado e deveremos cobrá-la dele. Se assim não for teremos em breve uma polícia civil municipal, uma polícia militar do município e até mesmo uma inteligência”, alerta.

“Vamos lutar para que a Justiça mantenha presos os criminosos e não criar novos custos para um município já bastante combalido financeiramente”, escreve. O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, que critica veementemente o que chama de “cultura da impunidade” e lidera movimento a favor de penas mais duras para os que cometem delitos.

Segundo Eliton, ao longo dos anos criou-se no país mecanismos alternativos de cumprimento de penas que faz com que criminosos perigosos sejam postos em liberdade, colocando em risco a vida da população. “Além disso, cerca de 80% dos crimes são cometidos por reincidentes”, afirma o titular da SSPAP.

Na eleição para prefeito, dois candidatos são delegados: Waldir Soares (PR) e Adriana Accorsi (PT). Líder nas pesquisas, Iris Rezende (PMDB) tem como vice o deputado Major Araújo (PRP).

Hugo Goldfeld ainda faz uma defesa a respeito de políticas públicas de apoio à criança e adolescente para que não sejam inseridos na marginalidade, papel este da municipalidade. “E quanto ao progresso? Crescimento depende, basicamente, de educação, saúde e trabalho. O que pretendemos em relação à educação? Somente que nossas crianças possam ler? Queremos nível de conhecimento para que eles não se transformem em marginais, para que não tenhamos que reforçar a segurança no futuro”, defende.

Artigos relacionados

Goiânia

Mulher que foi atropelada por adolescente bêbado morre em Goiânia

Morte encefálica Neifa Freitas de Farias Alves, de 50 anos, mulher que...

Goiânia

Banho de sangue em Goiás: mais um tiroteio com mortes, agora em Goiânia

Goiás violento Mais um banho de sangue em Goiás. Dessa vez um...

Goiânia

Fumaça assusta servidores no Paço Municipal de Goiânia. Prefeitura nega incêndio

Susto Uma grande quantidade de fumaça assustou servidores e pessoas que estavam...

Goiânia

Goiás violento: homem é morto a tiros durante festa em praça de Goiânia

Homicídio Um homem foi assassinado a tiros durante uma festa em uma...