No seu artigo principal na edição deste domingo do Jornal Opção, o veterano comentarista Afonso Lopes analisa a situação de caos fiscal dos Estados brasileiros e faz uma constatação: “A esmagadora maioria dos Estados não sabe como vai quitar as folhas regulares e o 13º salário deste ano. A rigor, apenas três unidades da Federação estão equilibrados diante do caos e Goiás é destaque entre eles”, escreve o jornalista.
Afonso Lopes refere-se a duas medidas que o governador Marconi Perillo adotou, antecipando-se aos efeitos de uma crise que nem sequer havia ainda se instalado: o pagamento do 13º salário no mês de aniversário do servidor estadual e o corte drástico de secretarias e redução da estrutura de governo adotado em janeiro de 2015, quando o governador iniciava o seu atual mandato, o quarto. Graças a essas duas medidas, a situação fiscal de Goiás hoje chama a atenção pela estabilidade, enquanto os demais Estados vivem dias de incerteza.
E mesmo assim, com Goiás em posição de superioridade no contexto nacional, “o governador Marconi Perillo quer rever onde ainda pode cortar sem comprometer a administração como um todo”, para deixar o Estado em posição ainda melhor.
[vejatambem artigos=” 58515,58509 “]