terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Assista: Sintego pagou multa de Delúbio no caso do mensalão, afirma promotora

A promotora Villis Marra afirma ter provas que garantem que o Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás (Sintego) pagou uma parte da multa imposta pela Justiça ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares no caso do Mensalão, no qual ele foi condenado à prisão. A multa foi de R$ 467 mil.

A denúncia foi feita por professores do próprio sindicato na Superintendência da Polícia Federal no ano passado. A “vaquinha” teria sido coordenada pela então presidente do Sintego, Iêda Leal. Estes professores dizem que Iêda repassava dinheiro para eles e, então, eles mandavam a grana para uma conta da Caixa Econômica Federal indicado pela presidente.

Depois que foi alcançado o valor da multa fixado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Delúbio esteve no Sintego para agradecer. As professoras também dizem que a cúpula do Sintego, toda filiada ao PT, também colabora com outros integrantes do alto escalão do partido. As denúncias também comprometem a então tesoureira do sindicato, Bia de Lima.

O Ministério Público acredita que Iêda e Bia cometeram crimes de peculato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Aspas da promotora Villis Marra: “Fica claro que a utilização era de dinheiro do sindicato, do Sintego, para bancar a vaquinha do ‘seu’ Delúbio Soares, para pagar multa do ‘seu’ Delúbio Soares, e isto está muito claro pela investigação. Os documentos apontam neste sentido, as declarações das testemunhas, as próprias pessoas assumiram que fizeram isso e dão riqueza de detalhes que confirmam que isto realmente ocorreu”.

Confira.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....