O vereador Jorge Kajuru (PRP) interpelou, na Justiça, o prefeito Iris Rezende (PMDB) por causa de reportagem publicada no Diário da Manhã que acusa vereadores de só votarem a favor de matérias de interesse do poder Executivo quando o prefeito nomeia apadrinhados para cargos comissionados.
Textualmente, o que o repórter Marcus Vinícius de Faria Felipe afirma é que “a principal demanda dos vereadores para uma fidelidade absoluta ao Paço Municipal se traduz na nomeação de diretores nos postos de saúde, na administração direta e principalmente, nos órgão que cuidam do planejamento, limpeza urbana e obras de infraestrutura (Seplam, Semdus e Comurg)”.
Kajuru lembra que a Câmara vai analisar, nos próximos dias, o veto do Executivo ao projeto do vereador Elias Vaz (PSB) que proíbe o aumento do IPTU e ITU a taxas maiores do que a inflação acumulada do ano anterior. E que, com o texto do Diário da Manhã, a mensagem que ficará é a de que vereador que votar a favor da manutenção do veto é porque negociou cargo comissionado.
“Nós ganhamos a eleição batendo nos 22 que votaram a favor do prefeito Paulo Garcia no aumento do IPTU. Agora vamos votar a favor?”, pergunta Kajuru.